Páginas

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Santos FC recebe certificação fora dos gramados

Os times brasileiros ainda estão longe dos clubes europeus em termos de faturamento, mas alguns estão correndo atrás para alcançar o patamar estrangeiro. O Santos Futebol Clube, por exemplo, anunciou a obtenção do selo de qualidade ISO 9001, dado à sua área de licenciamentos, gerida pelo departamento de marketing. A área de licenciamentos já existe há quatro anos e é uma das apostas para tornar o futebol profissional do clube auto-suficiente. “Hoje já são cerca de 350 produtos licenciados em parceria com aproximadamente 200 empresas brasileiras e chinesas”, diz José Geraldo Gomes Barbosa, diretor de marketing do Santos. Quando uma empresa quer vender um produto com o símbolo do Santos, ela procura o clube e faz um acordo para "alugar" os direitos da marca e usá-los neste produto.
Segundo o diretor, o departamento de marketing tem um faturamento de cerca de R$ 20 milhões por ano e a área de licenciamento corresponde a 10% deste resultado, mas as perspectivas são boas. “Agora a economia está favorável. Durante a crise, a procura por produtos licenciados chegou a cair 40%, mas já estamos recuperando os resultados e deve haver crescimento”, diz Barbosa sem especificar um número para o crescimento.
O certificado tem validade inicial até 2012. Para obter o ISO 9001, o clube depende do controle de qualidade também dos fabricantes que procuram ter licenciamento. “A fiscalização é feita principalmente pelo retorno que se recebe do cliente. Se alguém não está satisfeito, reclama direto com o clube e dá possibilidade de checar o fabricante”, diz. Para manter o selo até o ano previsto, as atividades do departamento passarão por duas auditorias de revisão nos próximos três anos. “Em comparação ao futebol, é o mesmo que dizer que os jogadores são vitoriosos e foram valorizados pelo mercado. Quando se prova que o produto tem qualidade, pode-se cobrar mais por ele”, diz o diretor de marketing. O ISO 9001 é um certificado internacional de qualidade atribuído a empresas e instituições que cumprem uma série de requisitos. O certificado do Santos foi dado pela Germanischer Lloyd Industrial Service do Brasil, organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Publicado por: www.epocanegocios.globo.com em 18/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário