Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Água

QUASE 20% DA POPULAÇÃO DO PLANETA (MAIS DE 1 BILHÃO DE PESSOAS) NÃO TEM ACESSO A ÁGUA POTAVEL

Como você pode contribuir?
1 - Aquela água que sai da máquina depois da lavagem de roupas pode ser reaproveitada para lavar a área de serviço.

2 - Você sabia que molhar jardins e plantas pela manhã ou ao entardecer evita perda de água pela evaporação? E que nos dias mais frios pode-se aguá-las dia sim, dia não, sem deixar que elas morram de sede?

3 - Identificar vazamentos em casa não é tarefa difícil. Fechando as torneiras e interrompendo o consumo é possível observar se os indicadores do hidrômetro continuam girando. Se estiverem, você está desperdiçando dinheiro e água.

4 - Assim como escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta, ensaboar a louça com água limpa escorrendo na pia é puro desperdício.

Energia elétrica

QUASE 87°/o DA ENERGIA PRODUZIDA NO BRASIL VEM DAS HIDRELÉTRICAS, FONTES LIMPAS, MAS LIMITADAS.

1 - Abrir a geladeira e ficar pensando no que vai pegar para comer com a porta aberta desperdiça energia.

2 - Muita gente usa o forno de micro-ondas como relógio de cozinha! Porque deixa o aparelho ligado dia e noite, mesmo sem uso, Esse pequeno descuido também contribui significativamente para o aumento do consumo de eletricidade.

3 - Nas horas prazerosas de leitura noturna adotar um abajur cai muito bem. Além de criar um ambiente mais aconchegante e sossegado, o abajur evita que uma lâmpada mais potente fique acesa.

4 - Parece incrível, mas limpar periodicamente todas as lâmpadas da casa pode ajudar a economizar energia.

Cidadania

SER UM CIDADÃO É PARTICIPAR DAS DECISÕES DA SOCIEDADE EM BENEFÍCIO DE UMA CIDADE MELHOR E DE UM PAÍS MAIS JUSTO PARA TODOS.

1 - Quem gosta da companhia de animais domésticos em casa pode optar pela adoção, em vez de gastar dinheiro na compra de um no pet shop, por exemplo. Essa atitude ajuda a tirar um cachorro ou um gato das ruas, evitando doenças como a raiva.

2 - Temos o direito e o dever de denunciar abusos contra o meio ambiente, como despejo de lixo nos rios, desmatamentos e maus-tratos aos animais. Cobrar atitudes dos políticos também faz parte de nossa cidadania.

3 - Levar seu filho à escola em caminhadas é saudável. Faz com que ele se habitue a andar a pé e preste mais atenção ao lugar em que vive. Se não for possível, dê carona aos coleguinhas dele.

4 - Deixar o carro na garagem pode ser mais confortável do que se imagina.
Utilizando o transporte coletivo fora dos horários de pico fica fácil encontrar um lugar para se sentar e ler o jornal ou apreciar um bom livro.

Consumo

CONSUMIDOR CONSCIENTE É O QUE EQUILIBRA A SUA SATISFAÇÃO PESSOAL COM A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA, OU SEJA, NÃO COMPRA MAIS DO QUE PRECISA.

1 - Saquinhos de chá podem ser substituídos pelo chá coado na peneira. Menos lixo vai para o lixo se os restos da erva, e até o pó de café usado, forem despejados na terra de suas plantinhas como fertilizante caseiro.

2 - Andar com uma garrafa descartável de água tornou-se um hábito saudável. Mas faz bem ao meio ambiente também quando a garrafinha é durável e volta para casa junto com a gente.

3 - É inestimável o poder do consumidor. Entrar em contato com a empresa que fabricou algo que você consumiu e não agradou faz com que ela repense métodos de produção mais eficientes e sustentáveis.

4 - Passar ao menos um dia por semana sem entrar em uma loja é um bom começo de aprendizado para abolir o vício das compras compulsivas. Se entrar, ao menos recuse as sacolas plásticas.

5- Evite o uso de sacolas de plástico. Estima-se que cerca de 300 milhões de sacolas plásticas saem todos os dias do comércio e passam por nossas casas tendo como triste fim a poluição do meio ambiente. O plástico é um material feito de resina sintética originada do petróleo, não sendo biodegradável e levando séculos para se decompor na natureza.

Além disso, um dos destinos mais comuns destes sacos são os rios e mares.
Um relatório da ONU já divulgou que os compostos tóxicos do plástico podem ser encontrados nos organismos que o consomem, afirmando que o produto pode ser confundido com comida por vários animais, inclusive mamíferos marítimos, pássaros, peixes e tartarugas. As tartarugas marinhas, em particular, podem confundir sacolas plásticas boiando com águas-vivas, um de seus alimentos favoritos. Uma pesquisa de cinco anos com fulmaros glaciais - um pássaro encontrado na região do Mar do Norte - concluiu que 95% desses pássaros continham plástico em seus estômagos.

Reciclagem

UM TERÇO DO LIXO DOMÉSTICO BRASILEIRO É COMPOSTO DE EMBALAGENS QUE PODERIAM SER RECICLADAS.

1 - Poucos sabem, mas reciclar pneus é lei no Brasil. No país já existem muitas empresas recicladoras credenciadas para recolher pneus velhos. Com a borracha são produzidos asfalto, isolantes acústicos, enchimento para bancos de carro e pisos sintéticos. Até o aço encontrado em seu interior é reaproveitado.

2 - Na hora de jogar o lixo no lixo, amassar todas as embalagens recicláveis facilita o trabalho dos catadores e recicladores. Retirar o excesso de resíduos também ajuda bastante.

3 - A rua não foi feita para jogar lixo, mesmo pontas de cigarro. Resíduos despejados no chão vão parar nas bocas de lobo, podem entupir a rede de esgotos e causar enchentes. Se chegarem a córregos, rios e mananciais, poluem as águas.

4 - Colocar os sacos de lixo na porta de casa apenas momentos antes do caminhão de coleta passar evita que os dejetos se esparramem pela calçada durante o dia.

5 - Recolher o cocô do cachorro e depois largar o "pacote" num canto da calçada não resolve o problema. O mais correto é depositá-lo na lata de lixo.

6 - Cada brasileiro gasta, em média, duas árvores com o papel que utiliza em um ano. Se um brasileiro reutilizasse ou reciclasse o papel que usa, salvaria uma árvore e meia por ano. Não é só. Economizaria também 2 mil litros de água e 120 litros de petróleo. Agora, se 10 milhões de
brasileiros fizessem o mesmo, salvariam 15 milhões de árvores e economizariam água suficiente para abastecer uma cidade com 200 mil habitantes!!!


Fonte: Manual de Etiqueta 2.0 - Editora Abril

Um comentário:

  1. Boa noite Alisson!

    Falar sobre preservação do meio ambiente é sempre necessário. Devemos sim nos preocupar com o futuro, falando e agindo em prol do nosso planeta. A melhoria depende de cada atitude nossa, requer uma MUDANÇA no nosso modo de pensar e determinação para substituir as coisas que fazíamos, sem pensar no impacto ao meio ambiente.

    A melhoria contínua, tão falada na "Gestão da Qualidade", começa a acontecer somente quando temos consciência de que devemos buscá-la, primeiramente, em nós mesmos. Mudando pensamentos, atitudes e comportamentos DENTRO e FORA da empresa.

    ResponderExcluir